sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Preparando um Casamento

É com muita satisfação que aceitei o convite de um amigo para celebrar seu casamento com uma cerimônia de casamento pagão. Tanto os noivos como o sacerdote devem se preparar com muita responsabilidade e dedicação para essa ocasião, e é por isso que realizarei algumas reuniões para conhecer e orientar melhor o casal que se unirá. 
A cerimônia que realizarei seguirá alguns padrões de uma antiga cerimônia de união da Roma Antiga, um ritual conhecido como "Confarreatio". No passado, essa era uma cerimônia realizada pelos sacerdotes denominados "Flamen Dialis", que eram representantes de Júpiter (correspondente ao Deus grego Zeus). Antes do rito de confarreatio o casal deverá realizar um rito de noivado, que é baseado no antigo ritual da "Sponsalia" romana. Durante esta ocasião, as famílias dos noivos se reúnem para aprovar a união do casal, que troca alianças de compromisso.
Depois do rito de noivado celebraremos o ritual de Confarreatio, a Cena Nuptialis e o banquete. Encontrei algumas fotos de cerimônias paceridas, e posto aqui. O véu laranja e a grinalda de flores da noiva tem simbolismos especiais, assim como todos os outros detalhes desde a preparação até a consumação da união, por isso é importante o esclarecimento por parte dos que vivenciam um rito desse tipo. 
Eu mesmo, como jornalista, já presenciei cerimônia de casamento pagão feito sem a menor responsabilidade, realizado como se fosse uma simples dramatização ou brincadeira, mas quem se submete a isso está sendo hipócrita consigo mesmo, e perde a oportunidade de vivenciar toda a magia de uma união sagrada e abençoada pelos Deuses. A responsabilidade é grande, mas os Deuses só nos exigem aquilo que somos capazes de "dar conta", por isso, muita preparação pela frente! Por enquanto tenho que me abster de alguns comentários sobre a celebração, mas em breve conto mais novidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário