Perfil



João Rafael Almeida Nolêto nasceu em setembro de 1988, em Teresina (PI). É formado em Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo e em Relações Públicas pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI).  

ATUAÇÃO NA COMUNICAÇÃO 
No Piauí, desenvolveu estudos pioneiros no campo de “Pagan Studies”, vertente de pesquisa iniciada nos Estados Unidos e que se ocupa a estudar manifestações específicas do meio pagão. 
Foi autor da pesquisa sobre os movimentos neopagãos e as ferramentas de comunicação virtual no Piauí, que resultou no documentário audiovisual “A Teia Pagã”. 
Também na área audiovisual, algumas de suas produções foram os documentários: 
· Finado Gregório, Mártir Milagreiro (2011) 
· A Teia Pagã: Bruxaria e Paganismo na Rede Virtual (2011) 
· Artesanato Tupiniquim, cultura e sobrevivência (2011) 
· Turismo em Timon: Perspectivas e Potencialidades (2011) 
· La Magia Afro brasiliana (2012) 
· Sabedoria da Mata: Pajelança e Espiritualidade Indígena (2012) 

Também atuou como produtor, redator, repórter e apresentador. Como repórter fez parte do programa “TRT em Ação”, exibido pela TV Assembleia. Como apresentador participou do programa “Timon sempre mais” e “Momento da Engenharia”. 

ATUAÇÃO RELIGIOSA/CULTURAL 
Apesar de ter estudado em tradicionais colégios católicos teresinenses, como Diocesano e Santa Helena, desde cedo sempre teve contato com diversas manifestações religiosas, como o esoterismo, espiritismo e outras. 
Aos 12 anos, teve seu primeiro contato com o paganismo, através da literatura. A partir de então, iniciou sua busca pelo conhecimento a respeito do tema e também iniciou suas práticas religiosas pagãs de maneira solitária, pois na época, em Teresina, não havia grupos formados ou adeptos que se manifestavam publicamente. 
Apenas com a popularização da internet e das redes sociais, teve contato com os primeiros pagãos no Piauí. A partir desses contatos virtuais Rafael decidiu criar o Encontro Místico do Piauí (E.M.PI), que se iniciou em novembro de 2007 e foi realizado bimestralmente até 2011, reunindo e integrando pagãos e místicos não só em Teresina, mas também em Parnaíba, onde o encontro também foi realizado algumas vezes. 
Também foi autor do mais antigo informativo pagão do Piauí, o Jornal O Bruxo, criado em 2007 e com edições publicadas até 2011. O informativo também contou com página na web. 
Atualmente coordena o projeto que visa a instalação da Primeira Colônia Pagã da América Latina, que ficará localizada em José de Freitas, a aproximadamente 30 km de Teresina. A “Vila Pagã”, como será chamado o local, será um espaço cultural voltado para a preservação das tradições pagãs/gentílicas e também contará com calendário de eventos litúrgicos e projetos de incentivo ao turismo rural. 

ARTE 
Realiza trabalhos relacionados à poesia, ilustração, pintura e escultura devocional estilizada, sendo que a última é uma arte voltada especialmente para a produção de objetos de culto inspirados em arquétipos de Deuses e entidades cultuadas nos ritos pagãos. O diferencial das peças (esculturas) é que, apesar de serem inspiradas em figuras já existentes, possuem detalhes que remetem a cultura nordestina e piauiense. 

EMPREENDEDORISMO 
É responsável pela empresa “Vila Pagã empreendimentos”, registrada em 2012, com sede em Teresina. Atua nas áreas de comércio de produtos esotéricos, livros e artesanato, além de serviços relacionados ao ecoturismo e turismo cultural.



* Páginas na Web:
   Giornale Il Stregone Italia
   Rafael Nolêto FotoBlog
   Canal no Youtube
* Perfis em Redes Sociais
   Facebook
   Twitter
   Beautiful People
   Flickr
   Netlog
* E-mail:
  rafaellugh@gmail.com