Perfil

Rafael Nolêto | Portfólio Cultural


BIO | Rafael Nolêto
Nascido em Teresina (PI), em 27/09/1988, João Rafael Almeida Nolêto é formado em Jornalismo (UESPI, 2011) e Relações Públicas (UESPI, 2013), atuando como Ativista Cultural, Escritor, Documentarista, Fundador do Círculo Piaga (Grupo de estudos e práticas ligadas à ancestralidade piauiense) e da Vila Pagã (Complexo de preservação das tradições politeístas), é um mobilizador multicultural que transita entre diversos segmentos da arte.

Atuação na Literatura

Como escritor, possui 10 livros publicados, dentre os quais merece destaque o livro “Mitologia Piaga: deuses, encantados, espíritos e outros seres lendários do Piauí” (Clube de Autores, 2019), onde catalogou mais de 200 mitos piauienses, fruto de mais de 10 anos de pesquisa. Outros títulos publicados pelo autor são: Caminhos Piagas (2015); Ao redor do Eixo (2017); A Magia das Palmeiras (2018); Cancioneiro Piaga (2018), Compêndio de Poções (2020); O Povo do Fundo (2020), Cumbuca Preta (2021), Piaga Alado (2022) e O Livro dos Sacys (2022), sendo reconhecido nacionalmente como referência nos estudos do folclore e tradições politeístas. Também possui publicações na Itália (Il Sciamanesimo afroamerindio) e seu trabalho é citado em pesquisas acadêmicas publicadas na Polônia (Walking the Old Ways in a New World. Contemporary Paganism as Lived Religion).

Atuação na Música

Como compositor, possui mais de 100 canções escritas, cujas letras exaltam especialmente a identidade e a magia regional, sendo a maioria cantadas pela comunidade que interage nas celebrações e atividades na Vila Pagã. Das músicas autorais compostas por Rafael, algumas estão disponíveis em plataformas online como o PalcoMP3, através do Projeto Musical Círculo Piaga, em parceria com músicos piauienses. https://www.palcomp3.com.br/circulopiaga/




Atuação nas Artes Plásticas

Rafael Nolêto também atua como artista plástico, tendo várias obras de ilustração, escultura e gravura em baixo-relevo.
Em parceria com artistas do Polo Cerâmico do Poti Velho (Teresina, PI), executou a instalação da Galeria dos Encantados, na Vila Pagã, com diversas esculturas representando mitos piauienses.
Em 2020, construiu o Templo das Almas, espaço onde estão instaladas mais de 30 esculturas feitas por artistas locais, representando os “santos populares” (ou almas benditas) cultuados por todo o Piauí.
Na Vila Pagã, em seus bosques temáticos e diversos espaços abertos à visitação, é possível encontrar dezenas de esculturas, pinturas e obras de arte autorais.
Com suas pinturas, também realizou exposições em Teresina, na Universidade Federal do Piauí, Clube dos Diários e Museu do Piauí.



Atuação no Turismo Sustentável

Através da Vila Pagã, complexo cultural, turístico e religioso, Rafael Nolêto tem fomentado o desenvolvimento do turismo sustentável na região sul de José de Freitas, despertando a comunidade local para os benefícios de um turismo consciente e atraindo um público cada vez mais frequente, nas atividades promovidas pelo espaço. Aberta em 2014 para visitação, a Vila Pagã é um passeio ideal para os amantes da cultura, das artes, da natureza e da espiritualidade.
Em parceria com guias de turismo, grupos de terceira idade e iniciativas como o Pelotão Mirim, diversos grupos já puderam fazer uma visita guiada ao espaço, ampliando a visão sobre as tradições e a cultura piaga. A Vila Pagã atrai turistas de dentro e fora do Brasil, integrando a comunidade local nas atividades e difundindo as riquezas culturais do Piauí. Atualmente o espaço conta com Templo, área de camping, bosques sagrados, galerias de esculturas, loja, lanchonete e outros espaços.
Em junho de 2018, Rafael foi homenageado com a medalha de "Amigo do Meio Ambiente", concedida pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de José de Freitas (SEMAT). Em dezembro de 2020, com a Vila Pagã, ficou em 2º lugar no Prêmio Impactos Positivos 2020, promovido pelo Blog Lugares Pelo Mundo e apadrinhado pelo embaixador do Turismo no Brasil.