sábado, 17 de setembro de 2011

Ridícula apologia a Pedofilia

Música é uma ótima ferramenta de entretenimento, e também de expressão e humor, e não sou nada contra algumas músicas terem letras com duplo sentido ou conotações sexuais.
Mas hoje pela manhã, ao ligar o rádio, fiquei meio revoltado com a exacerbação dessa carga sexual nas letras das músicas, especificamente em uma música, que além de ser horrivelmente feia (melodia, ritmo e voz) ainda tem uma letra absurda, que exalta o fato de homens que ficam com crianças. 

É isso mesmo que você leu, não é nenhum exagero, um trecho da música diz claramente "As de 14 eu to fora, as de 15 é muito nova, a 16 já ta na hora, 17 eu vou agora". Que tipo de música é essa? Desmoraliza até mesmo grandes nomes do forró no nordeste, usam de uma ideologia tão chula para compor canções desse nível "abaixo do solo". Pior de tudo são as rádios que reproduzem esse tipo de conteúdo. Para onde vai a ética desse povo? Se você ainda não teve o desprazer de ouvir esse lixo sonoro (único termo que acho justo), dá só uma olhada na letra e tire suas próprias conclusões.

Se eu mato eu vou preso (mc Sheldon e Bocó)
Mas se eu mato eu vou preso
Se eu roubo eu vou preso
Se e pra pegar novinha eu vou preso satisfeito
[refrão]
(mc sheldon)
Mas se eu mato eu vou preso
Se eu roubo eu vou preso
Se e pra pegar novinha eu vou preso satisfeito
(mc boco)
Se eu mato eu vou preso
Se eu roubo eu vou preso
Se e pra pegar novinha eu vou preso satisfeito
(mc sheldon)
As novinha tem um feitiço de deixar os homem estigado
Com seu estilo sapeca com sua franja de lado
(mc boco)
E agora o novo modelo elas pedem com carinho
Pare de bebe wisky e vem logo tomar todinho
(mc sheldon)
As de 14 eu to fora as de 15 é muito nova a 16 já ta na hora 17 eu vou agora
(mc boco)
Essa é nossa pegada no estilo modelo novo vem dançar com mc sheldon junto com mc boco
(mc sheldon)
Porque eu sei que é complicado pela lei eu to errado mas não posso fazer nada se o amor fala mas alto

Ridículo né! Viu só os termos sublinhados, não há dúvidas de que fazem apologia a pedofilia, só um idiota não percebe. Pesquisei um pouco a respeito de ações contra a propagação dessa estupidez cantada que chamam de música e soube que a Polícia Civil de Pernambuco já abriu inquérito para investigar se três músicas de MCs, que tocam diariamente nas emissoras de rádio no Estado, incentivam a prática de pedofilia. Não há dúvida de que incentivam né. A investigação foi aberta a pedido do MP (Ministério Público de Pernambuco), que questionou termos e versos das canções.

Particularmente sou contra censura e a favor da liberdade de expressão, mas isso pra mim já é demais, pois já engloba outra questão, a de incentivo a práticas e ideologias criminosas.
Em Pernambuco, o caso das letras de duplo sentido se tornou polêmico depois de uma denúncia de adolescentes que estariam em duas apresentações dos MCs Cego e Metal em Recife. Por conta da denúncia, o Tribunal de Justiça de Pernambuco baixou uma portaria, em maio deste ano, proibindo a entrada de menores de 18 anos desacompanhados de pais ou responsáveis em shows. 

Como cidadãos, creio que temos de ser mais conscientes sobre o que produzimos, o que consumimos e o que propagamos, por isso achei importante falar desse assunto aqui, mesmo podendo parecer conservador ou cafona para alguns que insistem em dizer: "ninguém liga pra letra, é só música pra zoar e divertir". Creio que há maneiras de se divertir sem agredir, sem sair da lei, sem incentivar o crime, e essa é minha visão, que defenderei até o fim.
Acima, campanha italiana contra pedófilos. Bem forte, mas é válida.

3 comentários:

  1. Caro Rafael, acho interessante a sua iniciativa de idealizar um texto crítico diante de algo que lhe traz indignação enquanto cidadão.

    Peço que leia em meu blog em uma postagem que escrevi sobre a música.

    http://direitoetec.blogspot.com/2011/09/polemica-da-musica-se-eu-mato-eu-vou.html

    ResponderExcluir
  2. Olá Alan,
    Visitei seu blog, li suas postagens e gostei muito do seu texto sobre a música em questão, bem informativo no que diz respeito a legislação. Conhecia um pouco, mas agora já sei mais sobre a legislação que trata de crimes desse tipo. É importante que as pessoas conheçam a lei até mesmo para poderem agir de acordo com ela.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Ola Rafael,parabens por seu comentario sobre a musica! Postei o video dela em meu Face para que todos da rede tenham conecimento do que rola em prolda Pedofilia. Abraço e Deus o abençoe e a todos os seus familiares.

    ResponderExcluir