terça-feira, 20 de setembro de 2011

O profissional de Relações Públicas

Uma profissão relativamente nova, ainda desconhecida ou pouco entendida por boa parte das pessoas, mas cujo profissional exerce um amplo leque de papéis dentro do setor de comunicação e administração de uma empresa ou grupo. Para falar um pouco sobre o papel de um relações públicas, resolvi fazer essa postagem, como uma forma de explanar até mesmo aos interessados em seguir por esta área.

Dia 02 de dezembro é a data nacional dedicada ao profissional de relações públicas. Cabe a esse profissional desenvolver importantes funções administrativas onde busca avaliar as atitudes públicas e identificar as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público. 

Além disso, o RP também é responsável por planejar e executar um programa de ação para conquistar a compreensão e aceitação pública. Entre os profissionais de RP, quando se fala em compreensão mútua, se busca estabelecer uma relação harmoniosa tanto da empresa (ou grupo) com o público externo como também da empresa (ou grupo) com os integrantes da mesma, ou seja, os funcionários e colaboradores. 

Toda empresa funciona como uma grande máquina, onde cada funcionário e colaborador representa uma engrenagem; se uma peça apresenta defeito ou problema, toda a máquina é comprometida. Tendo como base esse exemplo meio grosseiro, podemos representar o profissional de relações públicas como aquele que percebe o(s) problema(s) da máquina e desenvolve ações para resolvê-lo, fazendo consequentemente com que toda a máquina funcione bem novamente.

Uma das atividades do RP é planejar, implantar e desenvolver o processo total da comunicação institucional de um grupo, buscando estabelecer estratégias para uma fluente e positiva interação com os diversos públicos, membros da empresa e público externo, ordenando assim todos os seus relacionamentos e contribuindo para uma comunicação eficaz que resulte em benefícios, inclusive econômicos, para o grupo.

O relações públicas tem a opinião pública como objeto de trabalho direto, ou seja, esse profissional precisa conhecer a esfera pública, as funções sociais, políticas, empresariais e mercadológicas, o poder dos veículos de comunicação e sua influência na formação da imagem pública, os mecanismos de formação da imagem publica. Além disso, se faz fundamental conhecer os meios de resolver conflitos organizacionais que eventualmente possam surgir, ou até mesmo estar preparado com tranqüilidade e criatividade para lidar com a elaboração de saídas para situações conflituosas imprevisíveis. 

O RP deve ser um profissional equilibrado, que pense de forma coletiva e que busque gerar uma compreensão mútua e uma convergência de interesses para que todos os componentes da empresa trabalhem para o crescimento e fortalecimento da mesma. Como o próprio nome diz, relações públicas é uma função que lida com relacionamentos, e a chave para o sucesso desse profissional é exatamente fazer com que todos os relacionamentos institucionais contribuam para o sucesso do grupo.

Um comentário:

  1. Bem interessante sua argumentação/explicação. Mantenho o portal www.mundorp.com.br que também fala desta área de conhecimento e de prática dentro da comunicação organizacional.

    ResponderExcluir