Uma profissão relativamente nova, ainda desconhecida ou pouco entendida por boa parte das pessoas, mas cujo profissional exerce um amplo leque de papéis dentro do setor de comunicação e administração de uma empresa ou grupo. Para falar um pouco sobre o papel de um relações públicas, resolvi fazer essa postagem, como uma forma de explanar até mesmo aos interessados em seguir por esta área.
Dia 02 de dezembro é a data nacional dedicada ao profissional de relações públicas. Cabe a esse profissional desenvolver importantes funções administrativas onde busca avaliar as atitudes públicas e identificar as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público.
Além disso, o RP também é responsável por planejar e executar um programa de ação para conquistar a compreensão e aceitação pública. Entre os profissionais de RP, quando se fala em compreensão mútua, se busca estabelecer uma relação harmoniosa tanto da empresa (ou grupo) com o público externo como também da empresa (ou grupo) com os integrantes da mesma, ou seja, os funcionários e colaboradores.
Toda empresa funciona como uma grande máquina, onde cada funcionário e colaborador representa uma engrenagem; se uma peça apresenta defeito ou problema, toda a máquina é comprometida. Tendo como base esse exemplo meio grosseiro, podemos representar o profissional de relações públicas como aquele que percebe o(s) problema(s) da máquina e desenvolve ações para resolvê-lo, fazendo consequentemente com que toda a máquina funcione bem novamente.
Uma das atividades do RP é planejar, implantar e desenvolver o processo total da comunicação institucional de um grupo, buscando estabelecer estratégias para uma fluente e positiva interação com os diversos públicos, membros da empresa e público externo, ordenando assim todos os seus relacionamentos e contribuindo para uma comunicação eficaz que resulte em benefícios, inclusive econômicos, para o grupo.

O RP deve ser um profissional equilibrado, que pense de forma coletiva e que busque gerar uma compreensão mútua e uma convergência de interesses para que todos os componentes da empresa trabalhem para o crescimento e fortalecimento da mesma. Como o próprio nome diz, relações públicas é uma função que lida com relacionamentos, e a chave para o sucesso desse profissional é exatamente fazer com que todos os relacionamentos institucionais contribuam para o sucesso do grupo.
Bem interessante sua argumentação/explicação. Mantenho o portal www.mundorp.com.br que também fala desta área de conhecimento e de prática dentro da comunicação organizacional.
ResponderExcluir