quarta-feira, 11 de agosto de 2010

Santa Chiara d'Assisi


Basílica de Santa Clara em Assis (IT)
Conhecida no Brasil como Santa Clara, ela foi e continua sendo um grande exemplo de amor verdadeiro e virtude humana. Exatamente hoje, no dia 11 de Agosto, diversas tradições cristãs e místicas celebram Santa Chiara, considerada "Clara de nome, mais clara de vida e claríssima de virtudes!". Quem assistiu ao filme "Fratelo Sole, sorela Luna"(Irmão Sol, Irmã Lua, do diretor Franco Zefirelli) com certeza se emocionou com a história de Clara, uma jovem bela, inteligente e caridosa, que nasceu em Assis (Itália) no ano de 1193.
Clara pertencia a nobreza da época, mas ao contrário da maioria das pessoas nobres, Clara demonstrava um profundo sentimento de respeito aos menos favorecidos. Ao conhecer São Francisco de Assis e sua dedicação aos pobres, à liberdade e à caridade, Clara viu que seu caminho realmente era trabalhar a favor desta causa.
Santa Chiara d'Assisi, pintura de Simone Martini
No ano de 1212, aos 18 anos, Clara abandonou seu lar e resolveu seguir estilo de vida que lhe encantava desde que conheceu Fracisco. Foi ai que a jovem foi ao encontro dele e, como sinal de entrega e recomeço de uma nova vida, cortou seus belos cabelos que fascinavam a todos.
Clara, juntamente com outras moças de sua época, foi fundadora da ordem das Clarissas (uma ordem franciscana), que se dedicava ao serviço dos menos favorecidos. A Santa morreu em 1253 e até hoje é um exemplo de fé e caridade. É consagrada como "Patrona da Televisão" e dos "pobres".
Se for seu desejo, celebre o dia de hoje com orações em honra à Santa Chiara, mas além de tudo, busque praticar o amor ao próximo, algo que Clara difundiu durante toda a sua vida. Bênçãos plenas de Luz e amor para todos Nós! Santa Clara , Clareai!

* Obs.: Não sou cristão, mas minha religiosidade pessoal possui traços e heranças católicas. E os ditos "neopagãos" e "wiccans" que quiserem fazer comentátios agressivos por conta desse texto podem economizar o tempo e os dedos, porque nem vou publicá-los. E se achar ruim é simples, basta ir ler outro blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário