domingo, 22 de agosto de 2010

Falta de Educação nos dias atuais

É triste ver como as pessoas andam tão mal educadas hoje em dia. Sei que a vida moderna é cheia de situações estessantes, correria e insegurança, mas ainda assim não entendo que esses fatores sejam desculpas para a falta de educação de algumas pessoas.
Recentemente um grupo de alunos novatos (calouros de jornalismo) estava passando pelos corredores da UESPI e eu resolvi cumprimentá-los. Eram dois garotos e uma garota, quando passaram por mim eu sorri e falei "boa noite pessoal", mas para minha frustração, os dois garotos nem sequer olharam... e a garota, além de não responder ao cumprimento, ainda fez uma careta horrível (parecia um plástico derretido). Gentileza, na maioria dos casos, gera gentileza, pois sempre acreditamos que iremos colher aquilo que plantamos... mas às vezes tentamos ser gentis e acabamos levando "patadas". Presenciar cenas como essas me deixam com uma imensa saudade dos tempos em que dizer "bom dia, boa tarde ou boa noite" não era considerado cafona.

Um comentário:

  1. Ah, Rafael. O que você fez foi um ato político. Toda a interação humana é um ato político!

    Tentamos blindar-los da realidade externa. E esta geração pós 85, que atinge a puberdade com a net, vive isso como ninguém. São os pioneiros e agora estão desbravando este mundo novo onde o virtual e o real se encontram.

    No virtual você põe um aviso de Ausente, ou fica offline. Mas na vida real o oi, o tapa ou o tiro não conhecem barreiras.

    A minha geração não aparece muito por aqui e eu mesmo mal uso Orkut, MSN e Tuíter. Ainda prefiro à moda antiga. Mas se os velhos não conseguem responder por medo do que virá depois do oi, sinto nos jovens a inaptidão em dar uma resposta. Eles murmuram algo que não consigo entender.

    Como foi a minha geração que os criou, creio que fizemos algo errado.

    ResponderExcluir