Em todo o mundo, as técnicas de hipnose vêm sendo utilizadas com sucesso há vários anos em tratamentos psiquiátricos. Apesar de uma antiga crença que associa a hipnose à curandeirismo e magia, a técnica vem ganhando mais credibilidade, afinal, trata-se de uma prática reconhecida desde o fim da década de 90 pelo Conselho Federal de Medicina, como uma ferramenta de apoio ao diagnóstico e tratamento médico.
De acordo com Dr. Vicente, psiquiatra, a hipnose é estado modificado de consciência, onde o indivíduo permanece num estado de transe e que através de sugestões, ocorrem mudanças em seu estado físico e mental. Segundo ele, a grande vantagem desse método como abordagem de psicoterapia é a rapidez da ação, onde numa primeira sessão, o paciente já sente os benefícios desta técnica, além de ser um método seguro, sem efeitos colaterais.
A hipnose moderna tem sido utilizada com cada vez mais frequência em tratamentos associados a terapias direcionadas para construção de autoestima, mudança de hábitos, perda de peso, melhoria da memória, eliminação da ansiedade e de medos, eliminação do stress, preparação para cirurgias e tratamento de depressão.
São muitas as possibilidades de utilização da hipnose para auxiliar em diversos tratamentos. De acordo com a organização Mundial de Saúde, 90% da população mundial estão aptos para receber esse tipo de tratamento.
De acordo com o Dr. Marcos, administrador da recém-inaugurada Clínica “Melhor Viver”, localizada em Teresina, a hipnose é uma inovação em tratamentos realizados na capital piauiense.
Na foto, Dr. Vicente de Paulo Gomes Júnior, psiquiatra |
“A clínica foi inaugurada recentemente e nosso serviço com utilização de hipnose é inovador. Aqui o dr. Vicente realiza atendimentos focados no tratamento de casos de psiquiatria geriátrica e dependência química. Utilizamos técnicas de indução hipnótica para que o paciente chegue a um estado de transe e abordagens de hipnoterapia de acordo com o caso do paciente. Pode-se utilizar um áudio hipnótico para facilitar o relaxamento inicial. Não utilizo outro aparelho de auxilio e nem medicamentos durante a hipnose, mas se houver necessidade de um tratamento coadjuvante com medicação, pode ser utilizado sem problemas.”
Segundo o Dr. Marcos, dentre dos tratamentos mais procurados que utilizam o auxílio da hipnose estão o tratamento de traumas; fobias; ansiedade; estado depressivo; comportamento compulsivo; estresse pós-traumático; melhora da memória, concentração e autoestima; alivio de dores; insônia; tabagismo, alcoolismo e dependência química em geral; obesidade; disfunções sexuais psicogênicas e doenças psicossomáticas em geral.
Nenhum comentário:
Postar um comentário