domingo, 15 de janeiro de 2012

Uma tarde no Convento

Um lugar que reúne natureza, hist e fé, esse é o Santuário de Nossa Senhora da Penha, localizado bem no centro de Vila Velha (ES), no topo de um penhasco cercado pela Mata Atlântica.

Tive a oportunidade de visitar esse magnífico lugar e foi uma experiência maravilhosa. O santuário foi fundado em 1558 pelo Frei Pedro Palácios, que trouxe de Portugal um Painel de Nossa Senhora das Alegrias.
Cravado no topo do morro, a 154 metros de altitude e a 500 metros do mar, o Convento possui uma arquitetura bem peculiar, com traços rústicos e simples, mas ao mesmo tempo requintados. De suas janelas é possível admirar a belíssima paisagem da barra de Vitória e do Oceano Atlântico. Do local é possível admirar um belo por do sol e uma das melhores vistas da grande Vitória.
De acordo com a história do Santuário, tudo começou quando o Frei Pedro Palácios achou uma fenda em uma gruta de pedra (que atualmente leva seu nome), localizada ao lado do oratório que tinha sido construído antes de sua chegada ao Espírito Santo. O oratório abriga uma réplica do Painel de Nossa Senhora das Alegrias. 

No local que hoje é conhecido como largo do Convento (campinho), o Frei construiu, no ano de 1562, uma Capela que dedicou a São Francisco de Assis. Alguns anos depois, em 1568, foi construída uma nova Capela no alto do penhasco, que recebeu a imagem de Nossa Senhora da Penha, vinda de Portugal em 1569.

Com o passar do tempo, a Capela de Nossa Senhora da Penha foi ampliada, reformada e modificada. Foi uma construção gradual, feita por etapas.
O prédio que atualmente é o museu, antes era a "Casa dos Romeiros", que abrigava hóspedes e as ruínas das velhas senzalas. A pedra fundamental dessa construção data de 1650.

No interior da igreja o o revestimento de algumas partes foi feito com madeira de cedro, entalhadas pelo escultor português José Fernandes Pereira, nos anos de 1874 a 1879, com formas inspiradas na vegetação.
O principal altar da igreja é todo de mármore e foi remodelado em 1910. O escultor italiano Cardo Crepaz conferiu ao altar uma cuidadosa talha de madeira dourada, datada do século XIX.

A imagem da Virgem da Penha, de origem portuguesa, abrigada na capela, é rodeada por anjos, querubins e pelas imagens dos maiores santos franciscanos: São Francisco de Assis e Santo Antônio de Lisboa e de Pádua.

Nas paredes da capela os visitantes também podem se deslumbrar com as primorosas obras paisagísticas do Convento da Penha, realizadas por Vitor Meireles (datam de 1877), e as obras sacras de Pedrina Calixto, (datam de 1926 a 1927).

O Convento da Penha é um belo e importante registro de toda a trajetória histórica evangelizadora dos religiosos da Ordem dos Frades Menores da Província Franciscana da Imaculada Conceição do Brasil, a partir de sua instalação em terras capixabas. Também é um importante ponto de visitação, culto e devoção a Nossa Senhora da Penha, padroeira do Estado do Espírito Santo.




Entrada para o Santuário, com lojinhas ao redor




Mais informações na página oficial do Santuário: http://www.conventodapenha.org.br/penha/

Nenhum comentário:

Postar um comentário