domingo, 22 de janeiro de 2012

Santa Teresa, a doce Terra dos Colibris

Na estrada para Santa Teresa (ES)
Um lugar com clima agradável, natureza preservada e cercado pelas montanhas da região serrana do Espírito Santo.

O município de Santa Teresa, a 78 km da capital Vitória (pela BR 101 norte) é o berço da colonização italiana no Brasil. Com sua história iniciada em 1874, Santa Teresa foi a primeira cidade brasileira fundada por italianos.

Os primeiros imigrantes chegaram ao local através da expedição Tabachi, onde subiram as montanhas além de Santa Leopoldina em busca de um lugar para iniciar uma nova vida, em um piccolo paese.
Cafezal em ST

Entre os pioneiros da colonização, os sorteios dos primeiros lotes de terra ocorreram no dia 26 de junho de 1875, data em que se comemora até hoje o aniversário do município.
Centro de Santa Teresa (ES)
A aproximadamente 675 metros de altitude e com uma temperatura média anual em tordo de 16º C, o local apresenta características muito semelhantes a região de onde vieram os primeiros colonos italianos (a maioria da região de Trento), que enfrentaram diversos desafios para se adaptarem às novas condições de vida no Brasil.

Escola Santa Catarina,
instituição de ensino tradicional em Santa Teresa 
Após a instalação da vila de Santa Teresa, em 1875, o desenvolvimento fez com que fosse criado e instalado o município de Santa Teresa, emancipado em 22 de fevereiro de 1891. 

Cachoeira do Country
Acredita-se que o nome do município se deve ao fato de que uma das primeiras colonas possuía um quadro com a imagem de Santa Teresa d'Ávila, da qual era devota. Conta-se que, na época, os moradores se reuniam em torno da imagem para rezar à hora do angelus*.


Além dos imigrantes italianos, a partir de 1874 começaram a chegar também os primeiros alemães, suíços e poloneses na região. A agricultura foi e é até hoje a principal atividade desenvolvida no município.

Circuito Caravaggio
Plantação de uvas da Casa do Espumante
Na Fábrica de Biscoitos Claids

Fiquei particularmente encantado com as belezas, atrativos turísticos e receptividade do povo de Santa Teresa, e recomendo para quem ainda não conhece, é uma ótima opção para visitar, passear e investir!
Casa Lambert, onde morou o primeiro colono italiano da cidade
*A Hora do Angelus (ou Toque das Ave-Marias), corresponde às 06:00, 12:00 ou 18:00 horas do dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário