quinta-feira, 5 de maio de 2011

Santa coleção!

No Brasil existe uma tradição popular entre os católicos, que costumam fazer promessas a santos de devoção e depois, como pagamento por graças alcançadas, mandam imprimir milheiros de santinhos de papel, com imagem e oração do santo escolhido. Alguns defendem que essa tradição de venerar ícones foi herdada do paganismo romano, inclusive com a importação de algumas figuras do panteão. 

Desde criança presencio essa tradição de pessoas que distribuem santinhos de papel, que apesar de não ser muito ecológica é parte da cultura brasileira. Foi através desses santinhos de papel que conheci histórias, obras e nomes de vários personagens da igreja. Apesar de não ser católico, faz vários anos que comecei uma coleção que alguns amigos consideram estranha, mas acho que independente de religião, arte e cultura são elementos que vale a pena apreciar. 

Já tenho vários santinhos e a coleção não para de crescer, sempre ganho algum diferente. Entre as figuras, um antigo santinho plastificado em papel com o desenho de São Cosme e Damião, uma peça já bem velha que herdei, pois como nasci no dia dedicado a esses santos, minha mãe costumava distribuir balas e doces para crianças do bairro. Alguns santos são bem exóticos, como "Nossa Senhora das Cabeças", que é representada segurando a cabeça de um decepado. As representações de Santo Expedito também são bem populares e já juntei vários modelos diferentes, cada um com seu detalhe especial. 

Muita gente critica esse negócio de adorar imagens, mas acredito que admirar um exemplo de vida é bem diferente de adorar. Se eu guardo a foto de um parente falecido, por exemplo, é por admirar e recordar sua imagem, e não por querer adorar a foto. Acho que é isso o que acontece quando um católico reza para determinado santo, creio que é um modo de admirar um exemplo de vida, um modo de se espelhar. As visões sobre o assunto são muitas e creio que mesmo sem concordar com algo vale respeitar a opção e crença das pessoas. Eu por exemplo, independente de religião, continuo minha coleção de santinhos, que eu pretendo expandir ainda mais...rs... por isso, se você tiver um "satim" aí pode me mandar que eu prometo que não jogo fora!

3 comentários:

  1. Olá. Chamo-me Alexandre Roque, e sou de Lisboa. Também faço colecção de "Santinhos" (estampas/postais de temática religiosa). Neste momento a minha colecção é de cerca de 7000. Se estiver interessado em fazer troca, entre em contacto comigo. O meu mail é: alexmcr@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. olha só leia o livro:
    http://www.iconeeditora.com.br/produto.asp?nomeproduto=85-274-0371-4&categoria=Esoterismo
    Meu Facebook http://www.facebook.com/theoz.onlyone
    Pagina : http://verdadereoculta.blogspot.com.br/



    ResponderExcluir
  3. Tenho uma coleção de santinho vender.
    Cardoso.itu@gmail.com

    ResponderExcluir