quinta-feira, 28 de abril de 2011

Aquedutos do Pirajá

Durante a manhã de ontem (27) realizei um desejo de infância. Quando era criança passei rapidamente de carro, uma ou duas vezes pela região dos aquedutos localizados no bairro Pirajá, que ficam às margens do Rio Parnaíba. Mesmo passando rapidamente pelas ruínas, nunca apaguei esse lugar da memória. Depois de tanto tempo, finalmente tive a oportunidade de conhecer melhor essas ruínas de antigos aquedutos de Teresina, esquecidos ou até mesmo desconhecidos de alguns teresinenses. Para quem deseja conhecer, vou logo avisando que processo para poder entrar e registrar imagens pode ser meio burocrático. A questão é que os aquedutos ficam dentro de um terreno cercado, propriedade da Agespisa e nem todo mundo pode entrar, apenas com prévia autorização. Estou gravando um documentário e fiquei feliz em ter conseguido gravar algumas cenas nesse local, que é especial para mim. Pesquisei algo sobre essas ruínas na internet, mas não encontrei muita informação, apenas algumas fotos. Agora compartilho algumas fotos que fiz desse belo lugar. As fotos foram tiradas no dia das gravações, são minhas e da jornalista Susana Oliveira. Imagens que registramos para que esse lugar possa ser admirado por mais pessoas.




Durante as gravações







Admirando as ruínas


6 comentários:

  1. Rafael, sempre me perguntei se mais alguém dava importância à existencia desse aqueduto que não é destacado mesmo nos city tours que são promovidos pelas empresas de receptivo da cidade. Gostaria que meus filhos pudessem ver esse aqueduto preservado. Gosto de passar pela avenida Boa esperança para contempla-lo. Parabéns pelo destaque que você deu a ele e obrigado!

    ResponderExcluir
  2. como faço pra entrar lá? pq é burocrático? como devo proceder para conseguir entrar e tirar fotos?

    ResponderExcluir
  3. Larissa,
    Você pode tentar falar com alguém de lá.
    No dia que eu fui, dei sorte porque tinha alguém da administração, aí
    pedi autorização para realizar gravações de um vídeo, e consegui tirar essas fotos.

    ResponderExcluir
  4. Por favor se alguém tem mais informações sobre os aquetudos do Pirajá, enriqueça este comentários, pois serão de muita valia para a história de nossa cidade. Uma certeza eu tenho, eles serviam para levara água para a população da Capital recém transferida, ou para agricultura desta mesma população.

    Coronel José Pereira de Oliveira, da PMPI


    ResponderExcluir
  5. Olá, alguma informação sobre a data de construção?

    ResponderExcluir
  6. Gostaria de saber também sobre os construtores, engenheiros e projetistas dos aquedutos do Pirajá.

    ResponderExcluir