sábado, 30 de janeiro de 2010

Se não gosta do meu trabalho, então faça melhor!


É impressionante ver como tem gente que gosta de humilhar e debochar do trabalho alheio. Eu sempre esclareço para todos os amigos que acompanham o Jornal "O Bruxo" (e as páginas virtuais) que tudo é feito sem muitos recursos, com simplicidade, mas com muita boa vontade e com a melhor da intenções.
Não cobro nada pelos trabalhos que desenvolvo no meio pagão (exceto pelos livretos que precisam de recurso para serem impressos). Sei que é impossível agradar a todo mundo, mas fico triste quando alguém vem falar mal do que faço sem sequer conhecer direito a minha pessoa ou os trabalhos que desenvolvo. É sabido que quando comecei a produzir os videos para a TV Mística, tudo era feito com muito amadorismo, com uma câmera de celular e poucos recursos de edição. Mas todo mundo começa assim, engatinhando, em busca do aperfeiçoamento. Atualmente os videos são bem mais editados, roteirizados, ou seja, mais bem produzidos.
Uma pessoa que não vou citar o nome começou a comentar vários videos meus no youtube, criticando com muita ironia. Não sou contra as críticas, até são bem vindas quando construtivas. Mas essa pessoa que se auto afirma "wiccano sério" começou a implicar (essa é a palavra) com meus trabalhos.
Primeiro comentou o video do casamento pagão, dizendo que era mal feito, sem preparativos nem nada, dizendo que a cerimônia era uma brincadeira. Sei que a cerimônia não foi lá das mais luxuosas, mas qual é o problema na simplicidade? Desde quando a roupa e os enfeites passaram a ser os detalhes mais importantes em uma cerimônia pagã? Onde fica o sentimento nisso tudo? A pessoa vem reclamar comigo, alegando falta de seriedade na cerimônia... O detalhe é que essa pessoa nem estava presente, além disso, a reclamação deveria ser feita para quem organizou, e não para mim, que apenas estava lá registrando, na condição de jornalista. Cumpri com minha parte, mas se essa pessoa não gostou então deveria entrar em contato com as noivas e bancar uma cerimônia bem luxuosa, com tudo o que as noivas tem direito.
Outro video que essa mesma pessoa comentou foi um do programa "Poder Divino" (que também foi um dos primeiros produzidos, ainda sem muitos recursos). Nesse video, o "wiccano" fez um comentário irônico sobre a música de fundo de um trecho do video. Disse que o video era mal feito e tudo mais. Pois bem, ele poderia ter dito:
"Você poderia colocar uma música indígena ao fundo que ficaria mais legal",
Mas o que ele fez foi desdenhar do video ironicamente, da seguinte forma:
" adorei o toque de candomble no fundo.... cada vez q assisto esses videos me divirto muitooooo... até onde vai.... "
Puxa, o que custa ter educação? Ele poderia ter falado isso de outra maneira, mas preferiu fazer o papel de "Wiccano super melhorzão". Se está insatisfeiro e não se dispõe a ajudar com críticas construtivas, então vá assistir os videos que lhe agradem, ou então faça melhor do que eu. O mundo não é construído por quem apenas fala e não faz nada, mas sim por quem faz alguma coisa para melhorar. Outra coisa que essa pessoa escreveu foi:
"faz uma coisa legal e prazeosa, e bem fundamentada afinal nossa religiao nao é uma brincadeira"

Como assim nossa religião? Será que ele acha que eu sou da wicca? Ele postou essa observação em um video sobre a Deusa Mãe Cy, sobre MITOLOGIA, e não sobre religião, ou seja, não é um video de divulgação wiccan. Nunca me propus a ser um banner ambulante da wicca, além disso, minha tradição pagã é outra, para quem não sabe (stregheria). Outro trecho do que ele escreveu foi:

" coloca esse trabalho mal feito e quer que ache bom"
Minha resposta é não. Não quero de forma alguma que você ache bom, apenas peço para que tenha respeito pelo trabalho alheio e, se for criticar, use as palavras certas, pois um bruxo não deve agir como uma flecha de ironias críticas depreciativas. Se acha meu trabalho mal feito e acha que todo mundo pensa como você, então dá uma olhada na imagem dessa postagem e reflete um pouco, esses são só alguns dos projetos que desenvolvo por amor aos Deuses e a bruxaria, e por nada mais, eu nem ganho por isso. E você? O que está fazendo? Com o tempo que perde assisitindo meus "videos mau feitos" poderia fazer seu próprio video, sua superprodução.
Para todos os efeitos, tentarei melhorar, não por conta das críticas improdutivas, mas sim por conta da minha vontade de evoluir e fazer sempre o melhor dentro de minhas possibilidades. E também seguirei em frente em meu caminho, com meus projetos, pois estou com a consciência tranquila. Enquanto pessoas como você se incomodam com ações de ativismo pagão, muitos outros me apoiam, e é por esses irmãos e pelo amor aos Deuses que continuo com os projetos.
Bênçãos plenas e Luz nos corações amargos.

Um comentário:

  1. Oi querido!

    Fiz questão de comentar este post. Cada absurdo que a gente vê nessa Internet. Mas você respondeu corretamente: "não gostou? Então faça melhor!!". E eu concordo!!!

    Quanta coisa boa sua eu já vi por aí... sem contar na super boa vontade de criar rede de relacionamento de bruxaria, seus blogs maravilhosos, agendas de eventos do mundo inteiro praticamente!!

    Hoje vi o vídeo do Caldeirão da Raiza, da poção de amor.... menino!!! O que foi aquilo: um lugar mágico que vocês escolheram para filmar, embaixo de uma árvore linda (porque deu pra ver a sombra gostosa que fazia).

    Sim, tudo é SIMPLES, PORQUE A VERDADEIRA MAGIA É SIMPLES!!!!! E não deve ser diferente, senão perde o encanto. É fácil falar dos outros, muito fácil. A verdade é que a inveja corrói o outro...

    Esses dias também passei por uma situação assim e ouvi uma frase que lhe deixo como sugestão: SOU IGUAL BOLO - QUANTO MAIS BATEM, MAIS EU CRESÇO!

    Continue assim, meu colega de magia!!! :)

    Beijos mil e uma semana encantada.

    Madame Russalkas Artibeus.

    ResponderExcluir