quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Incentivo a Cultura?

No discurso, um espaço cultural deveria incentivar a cultura, não é mesmo?
Infelizmente não é isso que temos visto ultimamente. 

Eu mesmo passei por uma experiência horrível hoje, quando tentava conseguir um espaço para a exibição do meu novo documentário audiovisual. Ao longo da conversa com uma coordenadora de um espaço cultural em Teresina, quando apresentei uma proposta de parceria, percebi um pouco de desinteresse da parte da mesma, sempre alegando problemas técnicos, estruturais e outros impedimentos para a exibição do filme do local... A gota d'água foi quando a senhora me disse que para exibir o documentário no espaço eu teria que desembolsar uma taxa de cem reais (R$100,00), o que considerei uma ofensa, uma desvalorização do meu trabalho. Má vontade se percebe de longe, não adianta disfarçar.

Achei injusto eu, além de produzir o material, bancar os custos do evento e divulgação, ainda ter que pagar uma taxa para poder compartilhar cultura e conhecimento em um espaço público. Não me chateei pelo fato do dinheiro em si, nem da quantia, mas me senti profundamente ofendido, desvalorizado e humilhado, pois tive um trabalho enorme com essa produção e ainda fui cobrado para compartilhar ela em um lugar que eu tinha como um "abrigo das produções artísticas locais", uma "casa" da cultura local.

Até na Itália o meu documentário já foi exibido, e aqui no Piauí, na minha terra natal me sinto desvalorizado, é lamentável. A cultura local perde muito com atitudes inibidoras e humilhadoras como essa relatada anteriormente, só posso dizer que repudio esse tipo de coisa, e que mesmo com os obstáculos continuarei na luta. Realizarei a exibição de estreia em outro espaço da capital, que será definido até sexta-feira (26). A estreia deve ocorrer as 19:00hs da sexta-feira da próxima semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário